A palavra incenso deriva do termo em latim Incendere que significa “queimar”. Ao longo dos séculos a humanidade utilizou incensos com um grande simbolismo para se conectar com o divino e o mundo.

Por meio da queima dos incensos são libertadas moléculas que se espalham dentro de um espaço fechado. Deste modo se torna mais fácil que estas partículas alcancem o olfato do indivíduo e estimulem o cérebro da pessoa para criar processos químicos capazes de causar efeitos benéficos específicos.

Incensos: o que são, como usar, benefícios, finalidades e quais os significados

Os incensos de boa qualidade são compostos por resinas aromáticas, plantas, carvão, óleos essenciais, madeiras aromáticas ou óleos concentrados. Segundo os utilizadores de incensos mais experientes, a queima simboliza a mudança, transformação da matéria em espírito. O fogo se encarrega de transformar a matéria e transportá-la para o plano espiritual que está no ar junto aos pensamentos, energias e sabedoria espiritual.

Assim, o incenso pode ajudar no tratamento de doenças, rituais esotéricos ou para aromatizar e equilibrar o ambiente.

Índice de conteúdos neste artigo

Como usar incenso?

Algumas recomendações dadas pelos utilizadores de incensos mais experientes ajudam a garantir melhores resultados desta queima. Caso não seja possível tomar um banho, experimente lavar as suas mãos com o intuito de se purificar externamente. Em seguida, sente-se numa posição confortável, feche os olhos e respire em silêncio por alguns minutos, mentalizando tranquilidade.

Feito isso, acenda o incenso, deixando-o num local arejado. Caso queira, pode recitar algumas palavras para expressar o seu desejo de purificação interior.

Para desfrutar do incenso, basta utilizar um suporte de madeira por exemplo.

Benefícios do incenso

O uso regular de incensos traz diversos benefícios para uma pessoa, tanto fisicamente, quanto espiritualmente. Os benefícios mais frequentes são:

Purificação

Sempre que precisar utilize um incenso para purificar a sua energia e espírito. Deste modo, a energia negativa na sua vida não terá efeitos nocivos sobre si ou o seu lar.

Atrai boas energias

De acordo com mestres budistas, os incensos são uma forma de honrar um mestre ascensionado com o intuito de favorecer o karma. Logo, uma energia do merecimento é dada em troca para que nós possamos superar o egoísmo e o orgulho. Os incensos mais utilizados com o intuito de atrair boas energias são o de arruda e cravo.

Liberar emoções

Um dos benefícios do incenso é expressar corretamente as suas emoções, resultando em paz interior e completude. Desse modo pode ter uma mente mais criativa e centrada, favorecendo sua autoestima e alegria.

Meditação

Ainda que não seja fundamental para a meditação, o incenso pode ajudar o indivíduo a se conectar com a prática. O incenso não só relaxa a mente, mas também diminui a ansiedade e ajuda qualquer pessoa a se manter focada na meditação.

A fim de garantir esses benefícios sempre use incensos de alta qualidade. Caso sejam feitos com matéria-prima de origem duvidosa, os incensos podem liberar resíduos ou fumaça tóxica para o ambiente.

Incensos

Qual incenso é usado na igreja católica?

O Vaticano costuma utilizar um incenso litúrgico de origem brasileira durante as cerimónias. A Milagros, a empresa do interior de São Paulo, fornece para a igreja católica um incenso de resina. No ano 2000 Martinho Rocha, proprietário, fazia o seu caminho para Santiago de Compostela quando ele conheceu o incenso de resina.

Até o ano de 2011 o Vaticano pagava pelos incensos, mas Martinho Rocha passou a doar o produto após a sua empresa liquidar as dívidas. De acordo com ele, a doação foi uma forma de retribuir a visibilidade que a igreja católica deu para a sua empresa após o uso frequente dos incensos em suas atividades.

Até a época em que pagavam, Martinho conta que o Vaticano desembolsava anualmente 500 euros em produtos da Milagros. O incenso da empresa é composto por grãos azuis com gotas douradas, um simbolismo do manto da Nossa Senhora Aparecida ao qual o proprietário da empresa é devoto. O incenso produz muita fumaça e possui um aroma suave.

Qual incenso mais cheiroso?

Já que a escolha do incenso é questão de gosto pessoal, então não se pode definir qual será a melhor escolha. Com tantas fragrâncias e finalidades, os incensos podem ser utilizados para diversos propósitos. Além disso, uma pessoa sempre pode descobrir um novo aroma que beneficie a ela e a sua casa.

Entretanto, é preciso escolher bem onde comprar os incensos para evitar problemas em relação a má qualidade do produto. Assim, separamos algumas dicas para você escolher um incenso com ótima qualidade:

  • Incensos com essências mais duradouras costumam ter um aspecto mais húmido, indicando a presença de óleos ou essências.
  • Sempre compre em lojas de produtos naturais  / esotéticos, templos ou centros de ioga.
  • Existem incensos de ótima qualidade feito à base de carvão e ervas. Caso o incenso contenha chumbo, breu ou goma-arábica não compre, pois são tóxicos.
  • Se tem asma, bronquite ou alergias é recomendado evitar o uso de incensos.

Incensos e as suas finalidades

Os incensos possuem um poder de limpeza fantástico, tanto internamente, quanto no ambiente onde uma pessoa está. Em vista disso nós separamos uma lista com incensos utilizados para fins específicos, como:

Incensos para limpeza

O incenso de arruda costuma ser ótimo para limpar as energias ruins da casa. Logo que estiver sentindo o local com uma carga pesada basta acender um incenso para melhorar o aspecto energético dele.

Veja também: Arruda: o que é, benefícios espirituais, banhos, incenso e amuleto no bolso >

Incensos para proteção

Além da limpeza, o incenso de arruda pode ser usado para a sua proteção também. Pode acender um incenso de arruda, criando uma barreira protetora ao seu redor contra energias negativas.  O incenso de alecrim, citronela e mirra também funcionam contra energias ruins.

Incensos para ansiedade

O incenso de camomila é bastante eficaz para acalmar uma pessoa ansiosa. Com um cheiro leve, o sistema nervoso do indivíduo acaba mais relaxado ao entrar em contato com o aroma do incenso. Além dele, o incenso de laranjeira costuma ter efeitos semelhantes, ajudando o usuário a dormir melhor.

Incensos para meditação

Conhecido como o primeiro incenso da história, o olíbano é bastante utilizado por pessoas que meditam. Além de melhorar a ansiedade e o stress, ajuda um indivíduo a meditar melhor e lidar com pensamentos negativos.

Incensos para quebrar feitiços

Se desconfia que alguém está usando feitiçaria contra si, utilize o incenso de patchouli. Este aroma em específico é capaz de anular magias, principalmente de amarração amorosa.

Incensos para emoções

O incenso de rosa é um ótimo estimulante para equilibrar as suas emoções e limpar o ambiente ao redor.

Incensos para o corpo

Utilizar o incenso de sangue de dragão pode ajudar na cicatrização de feridas e estimular a produção de colágeno. Em outras palavras, o sangue de dragão possui um poder antioxidante, combatendo o envelhecimento da pele.

Incensos para prosperidade

Pessoas costumam utilizar o incenso de alfazema para atrair sucesso e fortuna para as suas vidas. Além disso, o incenso é um ímã para quem busca um novo amor.

Incensos para acalmar

Um incenso de capim santo é o ideal para as pessoas que desejam acalmar lugares onde brigas acontecem com frequência.

Incensos para o amor

Por fim, o incenso de canela possui propriedades afrodisíacas, sendo considerada uma erva quente. Desse modo, você pode acender um incenso de canela para atrair prosperidade no amor.

Incenso ou óleo essencial?

Tanto os incensos quanto os óleos essenciais são eficazes naquilo que as pessoas desejam alcançar com eles. Entretanto, é preciso ter em mente que haverá limitações quanto ao uso deles em algum momento da sua vida. Por exemplo, pode sentir mais dificuldade em acender um incenso no trabalho, pois talvez haja alguém alérgico por perto e ou não goste dos mesmos.

Nesse caso, o óleo essencial dentro de um colar vai afetar apenas você nesse ambiente. Já em casa ou em um espaço apenas seu o uso do incenso está liberado conforme as suas necessidades.

Incenso ou difusor

Os incensos e difusores possuem funcionalidades semelhantes, pois ambos propagam aroma em um local específico. Contudo, esses produtos realizam a dispersão de moléculas aromáticas à sua maneira, ainda que sejam benéficos à saúde mesmo assim.

Veja também: Aromaterapia: o que é, para que serve, como fazer e difusores >

O incenso funciona à base da queima do material, onde a resina queimada vai liberar uma fumaça aromática no ambiente. Por sua vez, o difusor faz a vaporização ultrassônica de água, dispersando no ambiente uma fina névoa perfumada. O difusor necessita da mistura de água com gotas de óleo essencial, porém ele tem a mesma finalidade que o incenso.


Os incensos são uma ótima saída para você limpar as cargas negativas que estão dificultando a sua vida. Tanto física, quanto espiritualmente os aromas aqui liberados são capazes de fazer maravilhas por você. Escolha o incenso que mais agrada o seu olfato e descubra as maravilhas que ele pode fazer por você.