O olfato do ser humano pode ser a porta de entrada para que todos nós tenhamos uma saúde melhor. Embora hajam métodos que incluem massagens ou inalação, a aromaterapia através de vapores pode nos ajudar nos cuidados com o corpo e a mente. Vamos entender melhor o que ela é, como funciona e como pode aplicá-la em sua casa.

Aromaterapia: o que é, para que serve, como fazer, benefícios e óleos essenciais

Índice de conteúdos neste artigo

O que é / como surgiu?

A aromaterapia com difusor a vapor ou vaporização consiste num tratamento feito com a vaporização de óleos essenciais. Neste processo, mistura uma quantidade de água com gotas de óleo essencial para a dispersão dos aromas por meio de vapor. Além de humidificar o ambiente, permanecer próximo ao difusor a vapor trará benefícios ao seu corpo e a mente.

De acordo com estudiosos, o árabe Avicena foi o criador do destilador a vapor que originou os difusores modernos. Atualmente, o mais utilizado é o difusor ultra-sónico que funciona por vibração e não aquece. Existe um buraco na superfície do objeto por onde o vapor sai propagando as moléculas do óleo essencial.

Ademais, na vaporização são usados difusores que mudam de cor, fazendo o processo de cromoterapia que ajuda no relaxamento do indivíduo. Quando a água acaba, o aparelho para de funcionar automaticamente. Deste modo, não há nenhum perigo de pegar fogo ou qualquer tipo de acidente.

Aromaterapia Vapores

O aparelho de vaporização é mais caro por ser o mais tecnológico, contudo o custo-benefício é muito melhor. Para comprá-lo deve se certificar de que o difusor de vapor é específico para usar com óleo essencial. Do contrário, o óleo danificará o material que compõe o difusor comum. Por fim, não deve usar humidificador de ar comum para a vaporização.

Como começar / fazer?

Os difusores ultra-sónicos vibram a água por meio de frequências electrónicas até que ela evapore. Este processo resulta no surgimento de uma névoa fina à base de água e óleo essencial que se dispersam no ar. Consequentemente, o ar se torna mais húmido e, portanto, saudável, além de deixar o aroma da essência mais leve.

Algumas alternativas mais baratas incluem o difusor elétrico ou o difusor feito com cerâmica. O dispositivo elétrico (veja estes modelos) necessita apenas de algumas gotas do óleo e uma pequena quantidade de água no objeto. Feito isso, basta encaixá-lo na tomada onde a água será lentamente aquecida e dispersará o cheiro do óleo.

Quanto ao difusor de cerâmica ou queimadores, consiste na queima do óleo com um pouco de água numa espécie de prato. Na parte de baixo desse difusor acenderá uma vela enquanto na de cima haverá um suporte para queimar o óleo. Embora seja acessível, existe o risco de acidentes, caso haja criança pequena ou animais em casa, bem como a queima rápida do óleo, o que afeta negativamente nos seus benefícios.

Benefícios

A aromaterapia com difusor de vaporização é muito benéfica para a saúde humana. O aparelho pode ser transportado e usado no trabalho ou em outros locais fechados, caso queira e seja possível. Dependendo do óleo que você utilizar, os benefícios podem ser vistos no:

  • Alívio da ansiedade
  • Alívio na tensão muscular
  • Combate a agitação
  • Diminui apetite para quem necessita comer menos e corretamente
  • Diminuição do estresse
  • Melhora a libido
  • Melhor do sistema imunológico
  • Melhor do sistema respiratório, tratando pneumonia ou sinusite
  • Purifica o ar
  • Relaxa, diminuindo a insônia
  • Sensação de bem-estar

Óleos Essenciais

Através dos óleos essenciais é possível obter uma série de benefícios no tratamento dos pacientes. É comprovado cientificamente como a inalação dos óleos estimula a melhora das sinopses cerebrais, fazendo o cérebro dar ordens específicas para o corpo. Dito de outra forma, pode tratar as suas dores, cansaços e afins apenas estimulando o seu olfato.

Existem diversas formas de aplicar estes óleos e tudo dependerá da sua necessidade no momento. Por exemplo, se estiver na rua pode usar um colar difusor; em casa, pode usar o difusor de cerâmica ou o ultra-sónico para propagar o aroma no ambiente. Ou até por varetas, cuja aplicação consiste na dispersão doas aromas no ambiente por meio de varetas em contato com a mistura de óleo e álcool.

Óleos Essenciais e seus benefícios

Agora alguns exemplos de óleos e os seus benefícios se aplicados regularmente:

  • Óleo de limão é bom para diminuir a pressão arterial e estimular os sistemas digestivo e imunológico.
  • Óleo de rosa é bom para o funcionamento do fígado, sistema circulatório e vesícula. Além disso, é bastante recomendado para momentos de estresse, raiva, tensão ou luto.
  • Óleo de eucalipto é bom para tratar doenças respiratórias, purificar o ar e te proteger contra insetos.
  • Óleo de camomila romana é bom para tratar reumatismo, dores musculares e enxaqueca. Não só os músculos, mas também ajudar no trato digestivo, no tratamento da pele e da saúde nas partes íntimas
  • Óleo de lavanda é bom para relaxar, combatendo a insónia, ansiedade, stress e depressão.
  • Óleo de alecrim é bom para a concentração e alívio das dores de cabeça, ajudando na memorização.

Tipos de Óleos e finalidades

A vaporização de alguns óleos essenciais afetam positivamente a saúde de uma pessoa com o uso frequente. Para saber quando e qual óleo utilizar, confira a nossa lista:

Óleo essencial para relaxar

À base de lavanda, este óleo essencial para relaxar é o mais indicado para tratar stress e sintomas da TPM. Além disso, o óleo de lavanda atua contra a ansiedade e dores causadas por enxaqueca.

Óleo essencial para animar a pessoa

Se não tem tido ânimo ou disposição, o óleo de laranja pode ajudar a transformar o seu humor. Não só o deixará mais animado, mas também menos tenso, ansioso e stress. É bastante recomendado para ser inalado em momentos de pressão extrema.

Óleo essencial para a concentração

O óleo de sálvia diminui a pressão arterial e ritmo da respiração, permitindo que consiga relaxar mais. Desse modo, pode se concentrar mais em atividades importantes do seu cotidiano.

Óleo essencial para aumentar a energia

Com o óleo essencial de alecrim consegue estimular o seu cérebro dando mais energia para ele. Além da sensação de frescor, é possível se sentir mais estimulado ao passo que a fadiga diminui.

Óleo essencial para aliviar o stress

Para aliviar o stress pode usar o óleo de hortelã, diminuindo o cortisol e a fadiga da sua rotina.

Óleo essencial aumentar a concentração

Por meio do óleo essencial de canela pode estimular o seu cérebro a melhorar o seu foco. Se precisa estudar ou realizar tarefas importantes, basta inalar a essência enquanto se envolve nessas atividades.

Difusores

Existem diversos modelos de difusores no mercado, algo que facilita na escolha deles segundo as suas necessidades. Com formatos e custos variados, decidirá qual o melhor e mais vantajoso para si. A seguir nós mostraremos alguns exemplos.

Difusores Elétricos

Difusores Elétricos Aromaterapia

Os difusores elétricos funcionam conectados diretamente à tomada com um reservatório de água. Basta encher o “tanque” do dispositivo com água e gotas do óleo de sua preferência e deixar que evapore.

Colares Difusores

Colar Difusor de Aromas / Aromaterapia

Trata-se de um colar feito geralmente em cerâmica ou cristal que exala o aroma do óleo aos poucos. Existe um pequeno orifício no objeto onde você coloca um pedaço de algodão e pinga 2 gotas da essência sobre ele. Para entender melhor o que são os colares difusores de aroma, clique aqui.

Difusores para carro

Difusor para Carro Aromaterapia

Os difusores de carro funcionam de modo semelhante aos colares difusores. Pode encaixá-lo em alguma parte do veículo de deixar o dispositivo aromatizando o carro.

Difusores Mikado

Em suma, são os difusores decorativos onde as varetas de rattan, ou pauzinhos de madeira, distribuem o aroma pelo ambiente. A mistura consiste em 2 colheres de sopa de água, 150 ml de álcool e gotas do óleo essencial dentro de um pote. Em seguida, basta adicionar as varetas e vedar a superfície para diminuir a vaporização em excesso do álcool. Por meio das varetas umedecidas o cheiro da essência vai se espalhar elo ambiente.

Queimadores de Óleos Essenciais

Consiste na queima de óleo misturado com um pouco de água. Esse difusor possui uma vela acesa em sua base que aquece a parte de cima contendo a mistura de óleo. Entretanto, é preciso que você se atente a distância da vela com o topo desse difusor, pois o óleo será queimado caso a chama esteja muito próxima dele.

Qual o melhor local para colocar o seu difusor?

A aromaterapia com difusor a vapor espalha as moléculas do óleo essencial em direção ao teto. Logo, deve deixar o difusor mais perto do chão para conseguir inalar o vapor da terapia com eficácia.

Caso esteja em dúvida, deixe o dispositivo de vaporização sobre a mesa de cabeceira ou a 60 cm do chão. É baixo o suficiente para que respire o vapor sem perder as suas propriedades.


A aromaterapia com difusor a vapor faz toda a diferença na hora de melhorar o clima do seu quarto ou trabalho. O investimento na vaporização resulta numa melhora considerável da sua saúde, bem como do seu humor e disposição para produzir melhor. Tendo em vista que o investimento inicial é recompensador, não há dúvidas de que o difusor a vapor fará a diferença na sua vida.