O patchouli ou oriza são os nomes de uma planta medicinal pertencente a mesma família da hortelã. Bastante comum na Indonésia, especialistas costumam aproveitar dos benefícios da planta na forma de óleo essencial para tratamentos de saúde.

Já que possui um aroma amadeirado muito forte, a planta é bastante utilizada na forma de cosméticos e na aromaterapia em tratamentos alternativos.

Patchouli: o que é, benefícios para saúde e espirituais, banho, chá, incenso e óleo essencial

Índice de conteúdos neste artigo

Benefícios espirituais

Muitas pessoas ainda não sabem que o patchouli é um excelente ingrediente para se conectar com a mãe natureza. A planta é capaz de unificar energias, de modo que sinta a essência da terra no seu próprio corpo. Também pode fazer uma reverência para a vida, agradecendo por sua existência e pelas coisas boas que acontecem a si.

Existe uma diferença entre reverenciar e ser respeitoso, embora um não anule o outro. Quando nós afirmamos que o patchouli pode ser usado para reverenciar queremos dizer que passamos a apreciar as qualidades que temos e da vida. Trata-se de perceber as experiências que nós temos com outra perspectiva para proteger a vida e alinharmos a nossa alma.

Além disso, o óleo de patchouli é capaz de amenizar os efeitos da melancolia e expandir nossa força vital. Também ajuda na abertura do chakra raiz, de modo que nós possamos encarar nossas responsabilidades e sentir mais alegria. Em suma, a planta é capaz de influenciar a nossa vontade e nos dar mais ânimo para viver.

Patchouli: o que é, benefícios para saúde e espirituais, banho, chá, incenso e óleo essencial

Benefícios do patchouli

Utilizar o óleo de patchouli com regularidade pode fazer maravilhas para o seu corpo e mente. Os benefícios mais perceptíveis que a planta nos dá são:

Aumento da libido

Por ser afrodisíaco, o óleo de patchouli estimula a liberação de hormónios ligados ao sexo, ajudando a melhorar a libido.

Elimina o mau cheiro

O patchouli consegue desodorizar o corpo com o seu aroma picante e doce. Para tal deve diluí-lo em outro óleo vegetal neutro, como o de coco ou de amêndoa porque o patchouli é bastante concentrado.

Previne o corpo contra infecções

Pessoas com úlceras e feridas podem utilizar esse óleo essencial para prevenir risco de infecções.

Alivia sintomas da depressão

O óleo ajuda a relaxar e melhorar o humor das pessoas, pois a sua composição estimula a liberação dos hormônios ligados ao prazer. Quem experimenta sintomas de depressão, ansiedade e estresse pode se beneficiar bastante dessa erva.

Diminui a inflamação

O patchouli é utilizado para casos envolvendo inflação e febre, sendo bastante útil contra doenças leves.

Melhora a cicatrização

Para quem está com a pele cortada, com feridas ou cicatrizes, o patchouli ajuda a melhorar a regeneração. Indivíduos que tiveram problemas com marcas deixadas pelo sarampo, acne ou furúnculos conseguem diminuir as cicatrizes que esses problemas criaram.

Adstringente

O patchouli possui uma função adstringente, de modo que ajuda a contrair os músculos do corpo. Logo a pele se torna menos flácida, o tecido muscular fica mais firme e o cabelo para de cair tanto. Já que também contrai os vasos, esse óleo ajuda a parar hemorragias.

Chá de patchouli: como fazer e para quê serve?

O chá de patchouli tem função sedativa, analgésica, tranquilizante e hipotensora. Por isso que é bastante recomendado para quem sofre com dores de cabeça ou stress em sua rotina. A preparação do chá é bastante simples de ser feita, confira:

  1. Coloque uma colher de sopa de folhas secas de patchouli em 1 litro de água. Deixe ferver em fogo médio durante 10 minutos;
  2. Em seguida, desligue o fogo, tampando a panela e deixando a mistura repousar por cerca de 15 minutos;
  3. Após esse tempo, coe o chá e beba. Você pode beber de 2 a 3 xícaras por dia, conforme a necessidade.

Banho de patchouli: como fazer e para quê serve?

Banho Patchouli

O banho de patchouli é capaz de fazer uma profunda limpeza no seu corpo e na sua mente. Trata-se de um banho muito relaxante, perfeito para aqueles dias em que se enerva bastante no cotidiano. É um meio natural de diminuir as toxinas do seu corpo que causam mal-estar e esgotam a sua energia.

Contudo, os benefícios não se limitam a esses efeitos, pois o banho de patchouli combate estrias e celulite. Especialmente as mulheres são as mais beneficiadas, já que esse banho diminui imperfeições na pele, revitaliza as suas células e melhora a circulação.

Para o banho basta adicionar 2 gotas de óleo essencial de patchouli na sua esponja de banho e massagear o corpo. Se possível, realize a limpeza imerso em uma banheira. Do contrário, pode tomar o banho debaixo do chuveiro comum que os efeitos serão os mesmos.

Incenso de patchouli

Incenso Patchouli

O incenso de patchouli é frequentemente utilizado pelas pessoas que desejam transformar a energia do ambiente. Por meio dele você pode manter uma paz de espírito no local, de modo que possa meditar tranquilo se desejar. Assim pode melhorar o seu vigor para aproveitar a vida com mais alegria.

Além disso, o incenso te ajuda a se acalmar, relaxando a sua mente e corpo após um dia difícil. Para aqueles que desejam melhorar a relação, o incenso funciona como um afrodisíaco, sendo considerado um símbolo de fertilidade. Já que deve utilizar o incenso de boa qualidade para garantir esses benefícios, conheça a nossa loja e encontre um dos melhores incensos do mercado clicando aqui.

Óleo essencial de patchouli

Óleo Essencial de Patchouli

O óleo essencial é a principal forma de utilizar o patchouli nas preparações, cosméticos e banhos. A extração é feita por meio da destilação das folhas da planta, retirando o máximo do seu princípio ativo com a ajuda do calor. Por um preço acessível, algumas gotas são capazes de transformar a sua disposição e estado de saúde.

A nossa loja possui um óleo essencial de patchouli de excelente qualidade para utilizar no cotidiano. Entre em contato conosco para adquirir o seu, além de algumas dicas de como utilizá-lo no cotidiano.

Ter o patchouli em forma de óleo ou incenso pode ajudar a lidar melhor com os efeitos da sua rotina. Os componentes da planta são poderosos, de modo que possa se beneficiar deles para cuidar da saúde. Na nossa loja pode encontrar alguns produtos derivados da planta para utilizar de forma segura sempre que necessitar.