O alecrim é uma erva aromática de aroma característico bastante comum na região do mediterrâneo. Sendo mais abundante em solos de origem calcária, os romanos costumavam chamar a erva de “orvalho do mar”, do latim rosmarinus.

A erva é bastante conhecida pelas suas propriedades calmantes nos músculos, sendo também um estimulante da circulação sanguínea. Desta forma uma pessoa pode melhorar as suas habilidades cerebrais, bem como o poder de memorização. Ademais, a planta contém o ácido carnósico, um antioxidante natural para quem sofre com stress frequente.

Alecrim

Índice de conteúdos neste artigo

Benefícios espirituais

O alecrim é bastante utilizado em rituais para a limpeza da alma e de energias pesadas na vida de uma pessoa. Tanto que os benefícios espirituais mais frequentes com o uso da erva são:

Afastar as energias negativas

Seja em nossa casa ou no trabalho, o ambiente pode acumular uma carga grande de energia negativa. No mundo espiritual o alecrim possui o poder de limpar as energias ruins deixadas pelas pessoas ou por discussões frequentes. A fim de obter esse benefício, basta que queime algumas folhas de alecrim seco e espalhe as cinzas no local desejado.

Veja também: Palitos de Salvia Branca com Alecrim >

Atrair felicidade e harmonia

Além de afastar a infelicidade, esta erva é capaz de equilibrar os seus pensamentos e diminuir o negativismo.

Aliviar o stress

Essa erva pode relaxar os músculos de uma pessoa e influenciar na sua circulação. Desse modo o stress vai diminuir com certa rapidez. Basta ferver alguns ramos em água filtrada por alguns minutos e beber a infusão.

Melhorar a autoestima

A queima dos ramos secos de alecrim vai ajudar a relaxar e dar uma outra perspectiva para solucionar os seus problemas. Com mais vontade de viver e se sentindo mais feliz, apreciará melhor suas qualidades, bem como as suas feições naturais.

Ajudar no raciocínio

Seja utilizado no preparo de um banho ou por defumação, o alecrim pode ajudar-lhe a pensar melhor. Para melhorar o seu raciocínio e ter mais criatividade no cotidiano, ferva alguns galhos e adicione a água dessa mistura ao seu banho.

Benefícios do Alecrim

Benefícios do alecrim

Seja por meio de incenso, defumação, banhos ou chá, o alecrim é capaz de proporcionar grandes benefícios à saúde. Ao fazer um uso frequente da erva você notará:

Melhora do sistema nervoso

O uso controlado da erva ajuda a melhorar as funções do seu sistema nervoso. Assim desenvolve uma memória, raciocínio e concentração muito melhores. Porém, pessoas que sofrem com epilepsia devem evitar a planta, já que ela pode influenciar nas crises epilépticas.

Digestão

Além de melhorar a digestão, o alecrim é uma erva capaz de diminuir os gases, constipação, azia e diarreia. Não o bastante, a erva é aliada contra gastrite causada pela bactéria H. Pylori.

Antioxidante

Esta planta ajuda a melhorar o aspecto da pele, impedindo o envelhecimento ou mudanças que provoquem o câncer.

Alivia o stress

Os aromaterapeutas conhecem as capacidades do alecrim na redução da ansiedade e stress. Potencializado com o óleo de lavanda, a combinação ajuda a reduzir a pressão arterial e regular os batimentos cardíacos.

Veja também: Guia completo de Aromaterapia >

Propriedade analgésica

Por ser um anti-inflamatório, o alecrim alivia as dores nos músculos, sejam elas ocasionadas por artrite, gota ou dor de cabeça.

Chá de Alecrim: como fazer e para que serve

O chá de alecrim possui diversas utilidades, sendo ideal para quem deseja uma melhora na saúde do corpo e mente. Além de ser anti-séptico, o chá é diurético, relaxante muscular, estimulante e expectorante. Não o bastante, também ajuda na digestão, melhora da pele, reduz inflamações, dores e previne o câncer.

O chá de alecrim pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Misture 2 ou 3 ramos de alecrim em 1 xícara de água quente e deixe descansar tampado por 10 minutos;
  2. Em seguida, retire os ramos e beba o líquido morno, de preferência sem açúcar. Caso não tenha os ramos secos, pode utilizar sachês em pó para preparar o chá.

Banho de Alecrim: como fazer e para que serve

O banho de alecrim traz diversos benefícios para a saúde, melhorando os aspectos físicos do corpo. Além de estimular o crescimento capilar, esse banho auxilia no combate as infecções do corpo.

No âmbito espiritual, o banho de alecrim é capaz de abrir caminhos ao passo que atrai boas vibrações e afasta a inveja. Como preparar o banho sem sua casa:

Materiais:

  • 1 punhado de alecrim seco
  • 2 litros de água

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, leve a água para o fogo até que a ebulição inicie e adicione o punhado de alecrim. Deixe ferver por 10 minutos;
  2. Tome um banho de higiene simples e após a infusão amornar, despeje a mistura coada do pescoço para baixo. Deixe a pele secando naturalmente e vista roupas claras para dormir.

Incenso de alecrim

Muitas pessoas costumam utilizar o incenso de alecrim quando se sentem nervosas, alcançando a paz ao inalar essa fumaça. Especialmente quem tem ansiedade, já que esse aroma atua como um tranquilizante natural para a mente do indivíduo. Logo, os pensamentos negativos e focados em conflitos se dissiparão rapidamente.

Além disso, o incenso de alecrim ajuda na purificação do ambiente, limpando a carga negativa presa ao lugar. Desse modo a energia vital do espaço pode circular como deveria e influenciar positivamente quem estiver ali. Caso queira, pode usar a fumaça do incenso para afastar inveja e qualquer mal-estar provocado por outras pessoas.

O incenso também se mostra eficaz contra as dores de cabeça que uma pessoa pode sentir. Para tanto você deve utilizar um incenso de boa qualidade em um espaço arejado com circulação de ar. Caso queira, você pode conhecer o nosso incenso de alecrim altamente recomendado e com ótimas avaliações dos clientes clicando aqui.

Efeitos colaterais e contra-indicações

Ainda que seja bastante eficaz para a saúde, o uso do alecrim deve ser feito moderadamente e sem exageros. O uso excessivo da erva é capaz de causar náuseas, irritação nos rins, vômito e em casos graves reações alérgicas e sangramento uterino.

Por isso que mulheres grávidas ou que amamentam precisam evitar o uso, bem como pessoas com problema de coagulação ou que apresentam convulsões. Pessoas que fazem uso de aspirina ou que possuem epilepsia devem evitar o uso da erva para evitar qualquer complicação.


Sendo de fácil acesso, o alecrim pode ser um valoroso aliado para que você cuide melhor da sua saúde. Na forma natural, incenso ou até como óleo essencial, a erva é capaz de proporcionar diversos benefícios capazes de melhorar a sua vida.

Porém, se você apresenta alguma das limitações acima, pode investir em outras ervas para garantir resultados semelhantes aos que o alecrim entrega. Acesse a nossa loja e conheça alguns produtos derivados do alecrim para cuidar melhor e si.