Originária da Califórnia, a sálvia branca é uma planta bastante utilizada para fazer defumações, especialmente em ritos espirituais. O nome da planta deriva do latim e o seu significado diz respeito a “saúde” ou “salvação”.

Procura Sálvia Branca? Clique aqui para encomendar e receba em 48h na sua casa

Existe uma variação da planta chamada popularmente de sálvia comum, sendo essa bastante utilizada como um remédio natural em chás ou temperos.

De acordo com dados históricos muitas tribos indígenas norte-americanas utilizam a sálvia branca há séculos. Além de trazer alguns benefícios à saúde física, os indígenas descobriram muito antes os poderes energéticos que a planta dispõe. Durante a sua leitura deste artigo entenderá melhor como essa aplicação funciona para proteção e cura.

Sálvia Branca

Índice de conteúdos neste artigo

Para que serve a Sálvia Branca?

As civilizações mais antigas descobriram que a sálvia branca possui algumas propriedades de cura muito vantajosas para as pessoas. Além de servir como antibiótico, a planta também é antifúngica e atua no controle de espasmos corporais. Tanto que faz parte da composição de alguns medicamentos para melhorar a saúde humana.

Ademais, a sálvia branca é uma planta bastante lembrada por ser usada em defumações, sendo esse um uso recorrente. De acordo com alguns pesquisadores, a defumação com a planta consegue eliminar até 94% de bactérias no ar. Ainda que ninguém deva inalar diretamente esse fumo, é seguro fazer a defumação com crianças e animais de estimação no recinto.

Benefícios espirituais

Para os indígenas, a sálvia branca é sagrada, de modo que a planta ajude a afastar energias más / negativas e espíritos malignos. Contudo, a planta também costuma atrair prosperidade, saúde e proteção quando usada corretamente. Segundo os usuários mais experientes, a planta carrega uma parte do espírito do criador da vida.

Logo, a sálvia tem a energia do espírito que se dedica a atrair bênçãos e clarear os nossos pensamentos. Em muitos rituais é comum atirar um ramo de sálvia branca para purificar o próprio fogo utilizado na cerimónia.

Pode fazer um ritual de limpeza em sua casa para anular forças negativas e atrair boas vibrações. Abaixo ensinaremos como realizar uma defumação eficaz e segura para limpar sua casa.

Como fazer defumação com sálvia branca

Como fazer defumação com Salvia Branca

Pode plantar a sálvia branca em casa ou comprar os palitos de sálvia branca (clique aqui). Se adquirir já pronta perceberá que se trata de uma pequena tocha de folhas amarradas com um barbante ou fio.

Deve acender uma das extremidades dessa tocha seca e soprar o fogo logo em seguida, deixando fumaçar. Com cuidado ande pela sua casa com a tocha na sua mão enquanto a fumaça percorre o ambiente. Caso queira, também pode realizar esse trabalho com a ajuda de um queimador para manter uma distância segura da tocha.

Faça uma espiral com a tocha enquanto percorre as áreas da sua casa, principalmente nos cantos. Nas janelas sempre defume os quatro cantos dela, assim como nas saídas da casa. Por fim, vá até o centro da casa, eleve a tocha na altura do seu peito e limpe o centro da residência. Além das energias negativas, a fumaça é bastante útil para diminuir a existência de bactérias presentes na sua casa.

Importante: Nunca apague a sálvia

De acordo com as crenças, a sálvia branca enquanto queima tem um espírito que sabe o momento de se apagar. Ou seja, não precisa ou deve apagar o defumador, pois a planta limpa cada divisão convenientemente. Da mesma forma não deve reacender a tocha quando ela se apagar em uma das divisões da casa.

Se preferir, pode deixar o defumador no centro da casa queimando sozinho. Notará que a fumaça se deslocará para um canto da divisão que necessita de uma limpeza profunda. Ao permitir que o queimador faça a limpeza sozinho, tenha o cuidado de não deixar nada inflamável por perto da tocha.

Sálvia branca vs palo santo

Assim como a sálvia branca, o palo santo também é bastante utilizado para fazer defumações e limpezas espirituais. Em vez de folhas, o palo santo é um pedaço de madeira aromático que se usa como um incenso orgânico. Além de ser natural, o palo santo harmoniza o ambiente, limpa as energias e atrai boas vibrações.

Enquanto a sálvia branca ajuda a acalmar, o palo santo possui propriedades afrodisíacas e ajuda a diminuir tensões entre pessoas. Além disso:

  • O palo santo possui limoneno, componente químico que ajuda a despertar a criatividade e reduzir ansiedade. Ademais, o limoneno é ótimo para desinfetar espiritualmente o ambiente, limpando resíduos energéticos negativos.
  • Esse incenso natural também tem menthofuran, um poderoso antiviral e anticongestionante. Esse componente é ótimo para ajudar na concentração e reflexão mental.
  • Por fim, nós temos o terpineol, um tônico natural que ajuda a melhorar a imunidade e diminuir bactérias e fungos. É excelente para trazer equilíbrio mental.

Pode encontrar o palo santo in natura no formato de bastão de madeira ou como óleo essencial. Tanto um quanto o outro é eficaz para fazer a limpeza dos ambientes ou ajudar na saúde de uma pessoa. Especialmente quando a pessoa se sente pesada ou com energia carregada após discutir ou ter estado em stress.

Se optar pelo bastão sempre acenda do mesmo lado, deixando o fogo se formar e em seguida balance para apagar. Feito isso, espalhe a fumaça pela casa ou deixe em uma área ou quarto onde possa queimar seguramente. Sempre que necessitar pode acender a parte do bastão já queimada, abrindo depois as janelas para a fumaça se dispersar e levar as negatividades para fora.

Banho de sálvia branca

O banho de sálvia branca é bastante recomendado para quem convive com muita negatividade em sua vida. Além de afastar pensamentos e sentimentos ruins, o banho ajuda a atrair positividade e retirar impurezas da sua pele.

Materiais

  • 2 litros de água
  • 3 colheres de sal grosso
  • Folhas de sálvia branca

Modo de preparo

  1. Ferva os 2 litros de água e acrescente o sal grosso, mexendo e desligando o fogo em seguida;
  2. Adicione as folhas de sálvia branca na água, tampe e espere amornar enquanto prepara o restante do banho;
  3. Tome um banho de higiene com sabonete neutro e depois derrame do pescoço para baixo o banho de sálvia já coado. Enquanto a água cai imagine a energia ruim presa a você indo para o ralo com o banho. Seque-se devagar e pense nas dificuldades da sua vida sendo resolvidas muito em breve, vestindo roupas claras nesse dia.

Usar a sálvia branca com regularidade pode fazer incríveis mudanças na sua vida. Não só limpar a negatividade que lhe cerca, mas também melhorar a sua saúde, de modo a purificar o seu corpo e casa. Portanto, adquira já uma tocha de sálvia branca e queime, literalmente, as forças negativas próximas de si e dos seus.