O jasmim é uma planta composta por diversas flores delicadas agrupadas em cachos, sendo originária dos países asiáticos, especificamente o Himalaia. A sua flor é bastante conhecida pela beleza delicada e perfume adocicado bastante utilizada em cosméticos e rituais espíritas.

De acordo com alguns botânicos, existem alguns tipos de jasmim, sendo o chamado “jasmim verdadeiro” a planta com folhas ovais, brilhantes, não venenosas e de arbusto espesso. É uma pequena trepadeira bastante utilizada para ornamentação ou cultivo familiar se o ambiente é propício para o seu desenvolvimento.

Tudo o que precisa saber sobre jasmim

Índice de conteúdos neste artigo

Benefícios espirituais

O jasmim possui muitas propriedades espirituais, sendo um excelente ingrediente para banhos e rituais caseiros. O seu poder de reparação e cura é tão grande que as pessoas confirmam ótimos resultados para quando precisam:

  • Curar o coração partido
  • Melhorar a espiritualidade
  • Ter equilíbrio emocional
  • Proteção contra energias ruins
  • Meditação
  • Ajuda nos relacionamentos amorosos
  • Preparação para tomar grandes decisões, sejam nos negócios ou processos legais
  • Magnetismo afetivo para atrair pretendentes

Benefícios do jasmim

Se utilizar o jasmim na forma de chá com certa regularidade, mas sem exageros, sentirá:

Aumento na sua energia

O jasmim possui na sua composição uma quantidade natural de cafeína. Todavia, o jasmim costuma ser misturado a outros chás para dar base ao seu preparo. Logo, a concentração de cafeína dependerá de qual chá foi utilizado junto ao jasmim, mas é garantido um aumento na sua disposição.

Perda de peso

Ainda que seja difícil, pode ter um apoio para ajudar na perda de peso, se for o caso. Já que acelera o metabolismo, o jasmim ajuda a processar nutrientes com mais rapidez, incluindo proteínas e gordura. Além de não ter muitas calorias, o chá de jasmim ajuda a eliminar o peso extra se usado moderadamente.

Previne o cancro

Como a jasmim possui antioxidantes, tem sido utilizado na prevenção do cancro, pois ajuda a manter a vitalidade das células. A planta elimina naturalmente os radicais livres encontrados em alimentos e no ambiente que influenciam no aparecimento de cancro.

Protege o coração

A planta reforça a saúde do coração, de modo que melhora o ritmo cardíaco e ajuda a prevenir doenças do coração. Os antioxidantes da flor ajudam a diminuir a inflamação nas artérias e veias que a gordura más causam.

Diminui o stress

O chá de jasmim é altamente recomendado para quem passa por stress com muita frequência. Além de relaxar, o chá é capaz de revigorar uma pessoa, dando mais animação para ela depois de um dia cansativo.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser um anti-inflamatório e antioxidante, o jasmim consegue estimular a ação do sistema imunológico das pessoas. Logo, quem bebe o seu chá tem uma proteção maior contra gripes e resfriados. Ademais, as vitaminas e minerais da planta combatem infecções e doenças mais complicadas.

Chá de jasmim: como fazer e para que serve?

Durante a Dinastia Ming o chá de jasmim tornou-se bastante popular, de modo que se tornou parte da moda dos florais da época. Os florais foram incluídos na louça, bordados e literatura, além da culinária. Logo, o chá feito à base de flores tornou-se bastante comum na China, sendo posteriormente exportado para o mundo.

Chá de Jasmim

A aceitação do chá de jasmim é bastante alta por causa dos benefícios que ele proporciona, como:

  • Ação anestésica;
  • Combate o stress e ansiedade;
  • Alívio das dores no corpo;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Controle do colesterol;
  • Antioxidante, retardando o envelhecimento das células e prevenindo o cancro;
  • Melhora da circulação sanguínea;

Para preparar o chá, basta que faça o seguinte:

  1. Utilize o saquinho de chá já pronto numa chávena de água quente. Se quiser e puder, utilize algumas flores secas. A medida adequada é de 2 gramas da flor para cada 240ml de água;
  2. Ferva a água e após atingir a ebulição, adicione as flores de jasmim. Deixe a mistura amornando numa chávena tampada. Basta beber o chá pronto, se possível sem a adição de adoçante.

Banho de jasmim: como fazer e para que serve?

O banho de jasmim é bastante recomendado para as pessoas que desejam aliviar a ansiedade e stress. Se não tiver uma banheira, pode prepará-lo sob o chuveiro sem problema. Para tal, comece por:

  1. Aquecer 5 litros de água e dissolver 100 gramas de sal de banho de jasmim, misturando em uma bacia. Caso queira pode substituir o sal de banho por um punhado de sal grosso com flores de jasmim ou gotas do óleo essencial da flor;
  2. Após tomar o banho de higiene, molhe as suas mãos na água do preparo, esfregando os seus pulsos e molhando a nuca. Em seguida, derrame a água de jasmim do pescoço para baixo. À medida que a água salinizada cai mentalize a carga negativa da sua vida, junto à ansiedade e tristeza indo pelo ralo.
  3. Seque o corpo com uma toalha e descarte as sobras em um jardim, vestindo roupas claras durante esse dia.

Incenso de jasmim

Incenso Jasmim

Utilizar o incenso de jasmim é uma excelente alternativa para trazer revitalização à sua vida e para o ambiente. Com um incenso de ótima qualidade em suas mãos você será capaz de fazer maravilhas na sua casa. Os benefícios desse incenso são:

  • Relaxamento, dando a sensação de leveza para o seu corpo e mente;
  • Combate o stress, pois o aroma de jasmim ajuda qualquer pessoa a se sentir mais relaxada;
  • Capacidade afrodisíaca, criando um clima mais romântico para um casal se relacionar;
  • Aumento da energia espiritual, ajudando uma pessoa a meditar e orar melhor;
  • Harmonia mental, ajudando um indivíduo a equilibrar e acalmar os seus pensamentos.

Para garantir esses benefícios você precisa ter acesso ao melhor incenso de jasmim composto por materiais de ótima qualidade. Em vista disso que nós recomendamos a conhecer a nossa loja de produtos naturais e alguns dos melhores incensos do mercado.

Óleo essencial de jasmim

Um óleo essencial de jasmim concentra todas as propriedades benéficas que as flores podem proporcionar. Além de expandir o fluxo espiritual do indivíduo, o óleo é bastante relaxante, ajuda a aliviar a tensão, fadiga, apatia e irritabilidade.

Mesmo que seja um pouco mais caro que os demais, já que muitas flores são necessárias para a extração, os benefícios mais do que compensam o investimento. Aceda a este link para ter acesso a um dos melhores óleos de jasmim disponíveis no mercado.


Ter acesso as flores de jasmim pode transformar a saúde de qualquer pessoa ao passo que a planta é adicionada à sua rotina. Contudo, você pode ter acesso aos benefícios da flor tanto em óleos essenciais, quanto em incensos de boa qualidade. Aceda à nossa loja para ter acesso a produtos da mais alta qualidade e dicas de como utilizá-los no seu cotidiano.