Após um dia cansativo de trabalho ou dia stressante todos nós merecemos um banho para limpar as impurezas do corpo e da alma. Mas sabia que é possível transformar os seus minutos na banheira numa sessão caseira de aromaterapia? Entenda o que são as bombas de banho, para que servem e como você pode usá-las em casa.

Bombas de Banho

Índice de conteúdos neste artigo

O que são bombas de banho?

As bombas de banho são ingredientes secos e húmidos misturados e compactados em diversos formatos para serem usadas no banho. Assim que essa bomba de banho entra em contato com a água numa banheira ela efervesce, lembrando uma pastilha de vitamina C num copo de água. Deste modo os ingredientes podem dispersar-se na água e melhorar os benefícios de um banho comum.

Os fabricantes utilizam como ingredientes principais algum tipo de ácido cítrico fraco e base de bicarbonato para criar a efervescência. Durante vários minutos a bomba cria bolhas na água enquanto se dissolve e aromatiza o banho. Contanto que as bombas de banho permaneçam secas, elas podem durar por bastante tempo até serem usadas.

O que são bombas de banho e para que servem

A bomba de banho foi criada por Mo Constantine no ano de 1989 enquanto trabalhava num galpão. Inicialmente, Mo e seu Marido Mark Constantine criaram bombas que eram muito parecidas com os comprimidos efervescentes que temos nas farmácias. Após experimentar diversos ingredientes e moldes a dupla conseguiu aperfeiçoar o produto para como nós o conhecemos atualmente.

De modo geral, as bombas possuem uma aparência esférica por causa das formas utilizadas na fabricação. Contudo, as bombas podem ter diversos formatos, cores e efeitos dependendo de quem as fabrica. Existem bombas em formatos de doces, com cores várias cores e até com efeito de glitter.

Para que servem?

Em suma, as bombas de banho são esferas efervescentes que são dissolvidas na água para liberar aromas e cores. Desse modo, pode perfumar o seu banho e deixar a água com algumas propriedades aromáticas e terapêuticas. Além da limpeza na sua pele, dependendo dos ingredientes utilizados, pode criar um pequeno spa na sua banheira.

Como usar?

Basta adicionar a bomba de banho na água e deixar que ela se dissolva completamente. Em geral, as bombas de banho pesam 125g, em média. Contudo, esse peso pode variar de acordo com o formato utilizado pelo fabricante. Além das tradicionais formas esféricas, as bombas de banho podem ter a aparência de um animal, objeto ou comida, tudo para deixar o banho mais divertido.

Benefícios

As bombas de banho possuem extratos vegetais, óleos e outras especiarias na sua composição. Em linhas gerais, a bomba de banho é excelente para quando deseja um escalda pés com essência de ervas. Além disso, uma pessoa pode reduzir inchaços, diminuir a retenção de líquidos e retirar toxinas da pele.

Ademais, as bombas de banho agem contra fungos e bactérias que causam irritação na pele, além de ser alcalinizantes. O sal de Epson ou sulfato de magnésio consegue acalmar quem costuma fazer uso da bomba de banho com certa frequência. Não o bastante, também faz a pele absorver magnésio, equilibrando algumas funções vitais no corpo.

Com o magnésio em doses equilibradas, a produção de serotonina aumenta, ajudando o indivíduo a dormir melhor, por exemplo. Por fim, o sistema endocrino melhora as suas funções, bem como os níveis de hormónio e neurotransmissores. Desse modo a pessoa termina o banho com um humor e disposição bem mais elevados.

Tipos de bombas de banho e seus benefícios

Bomba de banho com amêndoas

As bombas de banho com óleo de amêndoas são excelentes para a hidratação da pele. Esta bomba costuma ser bastante eficaz para tratar áreas ressecas, como os pés, joelhos e cotovelos. E por ter uma função umectante, ajuda a sua pele a reter mais água e ficar hidratada por mais tempo.

Bomba de banho com camomila

Bomba de Banho Camomila

A bomba de banho de camomila é perfeita para acalmar, pois ajuda a eliminar toxinas que causam stress.

Bomba de banho com cítricos

Com propriedades antifúngicas, a bomba de banho com cítricos é ideal para ajudar no tratamento de fungos na pele, especialmente em áreas como pés e mãos.

Bomba de iogurte de toranja

A combinação de iogurte com toranja resulta em um poderoso aliado no tratamento da sua pele. O iogurte de toranja da bomba tem ação antisséptica, evitando que bactérias infeccionem as feridas. Para as pessoas que tem acne e pele mais gordurosa, essa bomba consegue fazer uma limpeza profunda, desobstruir e diminuir poros, acalmando a pele.

Bomba de banho com lavanda

Além da belíssima cor e um delicioso perfume, a bomba de lavanda é um ótimo adstringente. Ou seja, o envelhecimento precoce da pele é diminuído, além de ter uma ação calmante e cicatrizante.

Bomba de banho com leite e mel

A combinação de leite e mel é a mais indicada para aqueles que desejam proteger a pele e hidratá-la. O mel é bastante utilizado por quem tem baixa imunidade e alergias sensíveis enquanto o leite ajuda na hidratação.

Bomba de banho com lírio

O lírio possui uma ação antioxidante e tranquilizante, além de ter componentes capazes de combater parasitas, como piolhos. Saiba mais sobre a bomba de banho de lírio >

Bomba de banho com rosa vermelha

A bomba de banho com óleo de rosa vermelha tem vitamina A, ajudando a diminuir rugas e evitar que a pele envelheça rapidamente. E essa bomba de rosa atua no combate aos poluentes presentes na pele.

Bomba de banho com toranja italiana

Uma bomba de toranja italiana é capaz de deixar o seu banho com ação anti-séptica. Desse modo, as feridas e arranhões pelo corpo não infeccionarão, pois as bactérias da pele serão eliminadas. Ademais, quem possui uma pele mais gordurosa sentirá um frescor quase imediato no banho. Logo, problemas como acne ou poros abertos serão resolvidos na banheira.

Bomba de banho com uva

Por fim, a bomba com óleo de uva é capaz de hidratar a nossa pele, já que a semente da fruta tem propriedade umectante. Especialmente em épocas mais quentes onde desidratamos rápido, ter a bomba de uva em casa pode melhorar o aspecto saudável da sua pele.


As bombas de banho têm ajudado milhares de pessoas a cuidarem de si mesmas e da própria saúde em casa. Um simples banho com essas bombas pode melhorar as funções do corpo, melhorar a sua autoestima e transformar o seu humor. Além de coloridas e perfumadas, essas bolas efervescentes são ideais para quem deseja um banho diferenciado e revigorante.

Escolha a(s) sua(s) bomba(s) de banho preferidas nesta página >